2025-12-11T215328Z_1_LYNXMPELBA19L_RTROPTP_4_UKRAINE-CRISIS-USA-ZELENSKIY.jpg

Por Friederike Heine

BERLIM, 13 Dez (Reuters) – A Alemanha receberá delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia durante o termo de semana para negociações sobre um cessar-fogo na Ucrânia, antes da cúpula com líderes europeus e o presidente Volodymyr Zelenskiy em Berlim, na segunda-feira, disse uma manadeira alemã neste sábado.

Uma manadeira norte-americana afirmou durante a noite que o enviado do presidente Donald Trump, Steve Witkoff, e seu genro, Jared Kushner, estavam viajando para a Alemanha para conversas envolvendo ucranianos e europeus.

A decisão de enviar Witkoff, que liderou as negociações com a Ucrânia e a Rússia sobre uma proposta de silêncio dos EUA, pareceu ser um sinal de que Washington via uma possibilidade de progresso. A Moradia Branca havia pronunciado na quinta-feira que Trump enviaria um representante às negociações somente se considerasse que havia progresso suficiente a ser feito.

Leia também: EUA oferecem “zona econômica livre” no leste se Ucrânia ceder Donbas, diz Zelenski

‘Nesse termo de semana, estão ocorrendo em Berlim negociações sobre um provável cessar-fogo na Ucrânia entre assessores de política externa, entre outros, dos EUA e da Ucrânia’, disse uma manadeira do governo teuto ao ser questionada sobre as reuniões.

Na segunda-feira, o chanceler teuto, Friedrich Merz, receberá Zelenskiy e líderes europeus para uma cúpula em Berlim, a mais recente de uma série de demonstrações públicas de esteio ao líder ucraniano por secção de aliados de toda a Europa, enquanto Kiev enfrenta pressão de Washington para aderir a um projecto de silêncio que inicialmente apoiava as principais exigências de Moscou.

O Reino Unificado, a França e a Alemanha têm trabalhado nas últimas semanas para aprimorar as propostas dos EUA, que, em um rascunho divulgado no mês pretérito, pediam que Kiev cedesse mais território, abandonasse sua sofreguidão de ingressar na Otan e aceitasse limites às suas forças armadas.

(Reportagem de Friederike Heine, Steve Holland)

The post EUA e Ucrânia discutirão cessar-fogo em Berlim antes de cúpula europeia appeared first on InfoMoney.