nico_goncalves_policia_civil-e1764385506184.jpg

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu que o atual secretário adstrito Osvaldo Nico Gonçalves assumirá a Secretaria de Segurança Pública no lugar de Guilherme Derrite (PP-SP).

O pregão solene e a nomeação devem ser publicados na próxima segunda-feira (1º), de harmonia com apuração da CNN Brasil.

Derrite deixou o missão no primórdio do mês para se destinar à relatoria do PL (Projeto de Lei) Antifacção na Câmara dos Deputados.

A partir do próximo mês, Derrite reassume o procuração de deputado federalista de forma definitiva e deve focar nas articulações de sua pré-candidatura ao Senado.

Nos bastidores, Nico sempre foi o nome de preferência de Derrite. Ele trabalhava para que seu número 2 tivesse protagonismo na pasta e foi o responsável por colocá-lo no missão logo no início da gestão.

Agora, é indigitado uma vez que o principal articulador da transição interna que consolidou o nome do procurador para assumir o comando da segurança paulista.

Tarcísio chegou a cogitar a indicação do secretário de Gestão Penitenciária, Marcello Streifinger, mas o entendimento de premência de perenidade no trabalho feito por Derrite pesou na decisão.

Nico Gonçalves é um dos quadros mais experientes da Polícia Social. Ingressou na instituição em 1979 e já foi delegado-geral da corporação.

Também chefiou o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), o Grupo Peculiar de Resgate e foi um dos fundadores do GOE (Grupo de Operações Especiais), unidade histórica da corporação.