Captura-de-tela-2025-07-25-123332.png

O governador do Pará, Helder Barbalho, e o prefeito de Belém, Igor Normando, rebateram nesta segunda-feira (17) a fala do primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz, sobre sua visitante à capital paraense.

No X, Barbalho compartilhou o vídeo do oração de Merz no qual ele diz que todos ficaram contentes por retornar à Alemanha depois sua passagem pela Cúpula de Líderes, que precedeu a COP 30, em Belém. “Um oração preconceituoso do chanceler germânico
@_FriedrichMerz revela mais sobre quem fala do que sobre quem é falado”, escreveu o governador.

Leia também

Entenda os pontos em negociação na reta final da COP30

A expectativa é que o segmento político de cima nível da COP30, que começou nesta segunda-feira (17), dê a tração necessária para o progressão das negociações

China e Alemanha concordam em trabalhar para estreitar laços comerciais

O vice-primeiro-ministro chinês He disse que Pequim está comprometida em trabalhar com a Alemanha para expandir a cooperação conjunta

Ele também comentou o traje sob a perspectiva das mudanças climáticas: “Curioso ver quem ajudou a aquecer o planeta estranhar o calor da Amazônia.”

O prefeito Igor Nomando fez críticas similares. Também no X, Normando disse que “Cada um dá o que tem, e, infelizmente, o Chanceler Germânico destila preconceito e arrogância na sua fala”. Ele publicou sua mensagem também em inglês.

Os dois políticos brasileiros aproveitaram a situação para enaltecer a hospitalidade do povo paraense. “Nós continuaremos tratando com saudação e alegria todos que nos visitam, por fim, é o que temos de melhor”, disse o prefeito. “O Pará abriu as portas e mostrou a força de um povo hospitaleiro”, escreveu Barbalho.

Entenda o caso

Um oração feito pelo chanceler germânico na semana passada veio à público nesta segunda e suscitou críticas de brasileiros.

Em sua fala, Merz diz que a Alemanha é um dos países mais bonitos do mundo e faz uma verificação com o Brasil, afirmando que perguntou aos jornalistas que integraram sua comitiva em Belém se alguém gostaria de permanecer, mas que todos estavam felizes de voltar para a Alemanha.

O oração de Merz se deu no Congresso Germânico do Negócio e o primeiro-ministro tentava passar a mensagem de resguardo e valorização da Alemanha do ponto de vista mercantil.

The post Governador do Pará e prefeito de Belém rebatem fala de Merz: “Preconceito” appeared first on InfoMoney.