itumbiara-ec.webp.webp

Vencedor estadual em 2008, o Itumbiara vive dias muito diferentes daqueles que o levaram à glória máxima no futebol goiano. Lanterna da Terceira Separação do Campeonato Goiano com dez derrotas em dez rodadas disputadas, o Tricolor da Fronteira atravessa sua pior temporada dos últimos anos.

Restando exclusivamente uma rodada para o termo da Terceirona, o Tricolor da Fronteira tem uma campanha muito negativa. Em dez partidas, foram 45 gols sofridos. A maior secção deles nos últimos três jogos, onde foi goleado pelo Pires do Rio por 10 a 2, pelo Bom Jesus por 8 a 0 e pelo ABD por 7 a 0.

Desde 2021, quando disputou a primeira ramificação do Campeonato Goiano pela última vez, o Itumbiara tem colecionado temporadas decepcionantes. Em 2022, o Tricolor da Fronteira chegou ao seu segundo rebaixamento seguido, caindo para a Terceira Separação com o penúltimo lugar na Separação de Chegada.

Na Terceirona, o Itumbiara tem vivido uma verdadeira “montanha-russa de emoções”. No ano de 2023, o Tricolor da Fronteira foi o último posto de sua chave na temporada de grupos e o segundo pior no universal, terminando a competição sem vitórias. Em dez partidas, foram seis empates e quatro derrotas.

No ano pretérito, o Itumbiara esboçou uma reação e esteve muito perto de retornar à segunda ramificação. Com uma campanha sólida, o Gigante do Vale chegou até a temporada semifinal, onde acabou sendo derrotado pelo Tupy de Jussara e ficou no quase. Mas, em 2025, tudo ruiu e o Tricolor chegou ao fundo do poço.

Glória recente

Além do título goiano de 2008, o Itumbiara viveu grandes momentos nos últimos anos. A estrear pela presença de grandes nomes do clube, porquê o atacante Denílson, vencedor mundial em 2002, com a Seleção Brasileira, que defendeu as cores do Tricolor da Fronteira em 2009. Por lá, foram oito jogos.

No mesmo ano, o Itumbiara viu um dos maiores jogadores da história do futebol mundial atuar no Estádio JK. Em partida válida pela primeira temporada da Despensa do Brasil daquela temporada, o Tricolor da Fronteira enfrentou o Corinthians. Aquela noite de 4 de março marcou a estreia de Ronaldo Fenômeno com a camisa corinthiana e o retorno do camisa 9 ao Brasil.

Com gols de Chicão e André Santos, o time alvinegro acabou vencendo por 2 a 0 e garantindo a classificação à segunda temporada sem a urgência da realização do jogo de volta, por conta do regulamento da quadra. Esta foi a primeira e única participação do Gigante do Vale na competição vernáculo.

Outro grande nome que passou recentemente pelo Itumbiara foi o atacante Bruno Henrique, que, atualmente, defende o Flamengo. O jogador foi um destaques na campanha do time na Separação de Chegada de 2014, que terminou com o vice-campeonato e o aproximação à primeira ramificação.

Horizonte

Apesar de uma temporada difícil, ainda há luz no termo do túnel. Isso porque existem interessados em resgatar o luz do Itumbiara e devolvê-lo à escol do futebol goiano, porquê é o caso do deputado federalista Daniel Agrobom (PL). O político foi uma espécie de patrono do Bom Jesus, que subiu da terceira para a segunda ramificação estadual, e deseja repetir o feito pelo Tricolor da Fronteira.

Em entrevista ao Mais Goiás, Daniel citou que o Itumbiara vem sendo comandado por pessoas que não possuem identificação com o clube e com a cidade, o que faz com que eles percam o interesse em montar um elenco qualificado para disputar o Campeonato Goiano e disputar por torneios nacionais.

“Já faz qualquer tempo que o Itumbiara está sob o comando de pessoas que não têm uma identidade com o clube e nos faz confiar que não possuem o interesse de montar um elenco qualificado para disputar o campeonato estadual ou até mesmo o vernáculo. Nesse ano de 2025, com a campanha na Série C do Campeonato Goiano, ficou simples para todos que não há um interesse por secção da gestão do clube, de levar o Itumbiara para o lugar de onde ele nunca deveria ter saído”, disse Daniel Agrobom.

Diante deste cenário, Daniel revela que se reuniu com empresários e torcedores do Itumbiara e apresentou-lhes uma proposta para ser um parceiro da equipe, porquê foi do Bom Jesus. Segundo o deputado, a teoria, que já foi apresentada à Federação Goiana de Futebol (FGF) é fabricar um novo CNPJ e estrear a reconstrução do time praticamente do zero.

“Me reuni com pessoas da cidade de Itumbiara, representantes da torcida, empresários, apaixonados pelo clube, e decidimos fabricar um novo Itumbiara, o Itumbiara Futebol Clube. Porém, ele carregará a mesma história, a mesma camisa e a responsabilidade. Criamos um novo CNPJ, e estamos em tratativas avançadas junto à FGF e à CBF, para que, já no próximo ano, possamos montar uma equipe competitiva, buscando o aproximação, para, na sequência, levar o Itumbiara Futebol Clube à escol do futebol goiano, lugar de onde nosso querido clube nunca deveria ter saído”, comentou Daniel Agrobom.

O Tricolor da Fronteira volta a campo no próximo sábado (15/11), quando se despede da temporada. Às 15h30, no Estádio JK, o Itumbiara recebe a Rioverdense, segunda pior equipe da competição, pela 11ª e última rodada do Campeonato Goiano da Terceira Separação.