A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), realocou 178 garis para substanciar imediatamente as equipes de varrição da capital. A ação dá ininterrupção ao projecto de readequação da Companhia, que já havia transferido, numa lanço anterior, 236 trabalhadores para fortalecer as frentes de varrição em diferentes regiões da cidade.

Os Trabalhadores de Limpeza Urbana e de Limpeza Pública, remanejados na segunda-feira (03/11), estavam em outras funções, e agora retornam aos cargos de origem, em uma iniciativa que procura maior eficiência operacional e economia para os cofres públicos.

Atualmente, Goiânia conta com 38 Pontos de Pedestal (PAs) para os garis, monitorados em tempo real pelo sistema da Mediano de Operações da Comurg. A utensílio permite estimar o desempenho individual de cada unidade e ajustar as rotas conforme a demanda da cidade, garantindo uma cobertura mais eficiente.

Desde que o novo sistema de mensuração foi implementado, ao menos 19 P.A.s já alcançaram a meta de mais de 70% de aderência, o que aumenta o rendimento do serviço oferecido e o trabalho já é percebido pelo tributário.

Uma Pesquisa de Satisfação no formato NPS é realizada pela Equipe de Orientação da Comurg, com 16 profissionais espalhados em bairros diferentes, para identificar os pontos mais críticos da varrição. O trabalho já revelou melhorias contínuas desde as mudanças realizadas no esquema, o que revela impacto positivo das movimentações.

O presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos, destaca que essa é mais uma importante lanço do processo de readequação da Companhia, com foco em eficiência, estabilidade operacional e melhor prestação de serviços à população. Ele também aponta que “a Comurg visa lastrar ainda mais a distribuição dos trabalhadores, otimizar as rotas de varrição e prometer que cada dupla de varredor e catador percorra, em média, quatro quilômetros de eixo de vias por dia”, analisa.

Fotos: Luciano Magalhães

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia