
Trabalhadores da Rede de Atenção Primária à Saúde de Goiânia participaram, nesta semana, do workshop “Saúde e Inclusão no Atendimento a Pacientes Surdos”, promovido pela Escola Municipal de Saúde Pública (EMSP), em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade Federalista de Goiás (UFG). A capacitação qualifica profissionais de saúde para a notícia efetiva com pacientes surdos.
“A iniciativa integra as ações de ensino permanente da Secretaria Municipal de Saúde e procura promover a humanização no atendimento, ao mesmo tempo em que assegura o entrada universal ao desvelo”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer.
O teor da capacitação incluiu noções básicas de Libras, vocabulário geral em demandas de saúde e sinais de alerta, além da notícia porquê utensílio de protecção e reverência aos pacientes.
Segundo a coordenadora da EMSP, Edinamar Aparecida Santos, “a notícia é a base do desvelo e não deve ser limitada por barreiras linguísticas. Por isso, a capacitação em Libras representa um importante passo para a construção de um sistema de saúde verdadeiramente inclusivo”, disse.
Foto: Divulgação/SMS
Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Goiânia
