O Halloween se aproxima, e com a temporada mais aguardada pelos fãs de terror. O mês de outubro entregou uma agenda recheada de sustos e suspense nas telas — dos cinemas às plataformas de streaming.

Estreias inéditas de séries e filmes exploraram desde o horror psicológico à histórias clássicas de monstros. Alguns grandes clássicos, inclusive, uma vez que “Psicose” (1960) e “Sexta-Feira 13” (1980), também ganham o próprio espaço.

A quem se interessar em saber novas histórias, a CNN separou os lançamentos do terror nos cinemas e streaming. Confira!

Veja os lançamentos de filmes e séries de terror em outubro

“O Telefone Preto 2” – em papeleta nos cinemas

O telefone toca — e o terror está de volta. Depois do sucesso inesperado de “O Telefone Preto” (2022), o diretor Scott Derrickson retornou com uma sequência ainda mais intensa, de mais sustos, mais mistério e novos desafios para os jovens protagonistas sobreviventes do serial killer mascarado.

Na trama, enquanto Finn (Mason Thames), agora com 17 anos, tenta mourejar com a vida posteriormente o cativeiro, a mana Gwen (Madeleine McGraw), de 15 anos, começa a receber ligações em seus sonhos através do telefone preto.

Juntos, Gwen e Finn terão que enfrentar um facínora (Ethan Hawke) que se tornou ainda mais poderoso posteriormente a morte — e mais ligado a eles do que não poderiam imaginar.

“Enterre Seus Mortos” – 30 de outubro nos cinemas

Estrelado por Selton Mello e Marjorie Estiano, o terror pátrio se passa na pequena cidade de Abalurdes, onde Edgar Wilson trabalha uma vez que recolhedor de animais mortos nas estradas para mantê-las funcionando.

Junto dele está Tomás, ex-padre excomungado que distribui extrema unção aos seres moribundos que cruzam seu caminho, e sua superintendente Nete – com quem Edgar tem um relacionamento incipiente, além do libido de fugir de Abalurdes. Ao volta deles, o mundo parece dar sinais de que um impulso final se aproxima.

“O Porão da Rua do Grito” – 30 de outubro nos cinemas

Outro terror pátrio, traz uma fábula sombria e enxurro de suspense, prometendo entregar um horror psicológico com identidade brasileira.

Na trama, Jonas (Giovanni De Lorenzi) e Rebeca (Carol Marques da Costa) são irmãos órfãos que vivem em um velho casarão com a avó debilitada (Eliana Guttman).

A moradia esconde um sigilo aterrorizante: uma rapaz misteriosa trancada no porão (interpretada por Nycolas França). Quando Rebeca tenta vender o imóvel com a ajuda de uma assistente social (Chris Couto), o pretérito sombrio da família começa a se revelar.

“Presente Maldito” – disponível na Paramout+

Polly (Dakota Fanning) recebe uma caixa misteriosa de um visitante inesperado no meio da noite, juntamente com uma instrução simples. Ela deve colocar três coisas dentro: um tanto de que precisa, um tanto que odeia e um tanto que governanta. O que começa uma vez que um estranho ritual logo se torna um pesadelo, e Polly precisa enfrentar uma série de escolhas difíceis.

“Monstro: A História de Ed Gein” – disponível na Netflix

Terceira temporada de “Monstros”, selecta da Netflix (que aborda assassinos que marcaram a história dos Estados Unidos).

O ator Charlie Hunnam (“Sons of Anarchy”) viverá o criminoso divulgado uma vez que Ed Gein que, além de ter assassinado entre duas a dez pessoas, invadia cemitérios e necrotérios de Wisconsin, nos Estados Unidos, para roubar peles, ossos e órgãos.

“It: Muito-Vindos à Derry” – disponível na HBO Max

A produção é ambientada em 1962, mais de duas décadas antes dos acontecimentos retratados na adaptação da obra clássica do responsável Stephen King“It – A Coisa” (2017). 

Ao todo, serão oito episódios, que focam na história de origem do palhaço Pennywise. O ator sueco Bill Skarsgård retorna uma vez que o personagem icônico posteriormente viver o palhaço no cinema.

“Pavor Real” – disponível na Netflix

A produção, dirigida por James Wan (“Invocação do Mal”) traz reconstituições imersivas e entrevistas recentes e reais, mostrando encontros paranormais do ponto de vista de quem os viveu.

“Sempre fui fascinado por histórias de fantasmas baseadas em assombrações reais. True Haunting mergulha nas sombras de encontros sobrenaturais reais, onde as histórias são mais estranhas — e assustadoras — do que a ficção. Assista ao pesadelo se desenrolar quando nossa novidade série estrear”, escreveu Wan nas redes sociais.

Veja também: Madeleine McGraw celebra protagonismo feminino no terror com “O Telefone Preto 2”