Depois apagão que ocorreu em quase todo o país na madrugada desta terça-feira (14), o ONS (Operador Vernáculo do Sistema Elétrico) determinou que deve concluir um relatório para identificar as possíveis causas em até 30 dias. 

A ação foi divulgada durante reunião com o ministro de Minas e Vigor, Alexandre Silveira, junto aos representantes do ONS, realizada na tarde desta terça-feira (14). Ao todo, 24 estados mais o Região Federalista foram atingidos pela interrupção de vontade.

Segundo o ONS, os principais estados afetados foram, São Paulo com 2,6 GW, seguido de Minas Gerais (1,2 GW), Rio de Janeiro (900 MW) e Paraná (900 MW).

A origem do problema aconteceu na subestação de Bateias, no estado do Paraná. Segundo fontes do Ministério de Minas e Vigor, um reator da Eletrobras pegou lume, o que ocasionou a interrupção de vontade.

Ainda de combinação com o ONS, houve perturbação de grande porte no Sistema Interligado Vernáculo (SIN), com desligamento controlado de muro de 10 GW de trouxa, para evitar o escalonamento da interrupção e minimizar os impactos aos consumidores.

Conforme apuração da CNN Brasil, 90% da operação voltou em menos de 1 hora, nas regiões Setentrião, Nordeste, Sudeste e Meio-Oeste. Todo o resto foi reestabelecido em até 2 horas.

*Sob supervisão de AR.