
O prefeito Sandro Mabel anunciou, nesta quarta-feira (8/10), a compra de mais 1.440 lousas digitais para escolas municipais. Os equipamentos tecnológicos têm mecanismos que acionam a internet e contam com recursos multimodais que incrementam e redimensionam a didática na sala de lição, deixando o tirocínio cada vez mais interativo.
Segundo o prefeito, o investimento tem porquê objetivo colocar os alunos de escolas públicas no patamar de aproximação a recursos para aprendizagem dispostos em escolas particulares. Ou por outra, Mabel destaca que proporcionar uma ensino de qualidade é uma das prioridades na sua gestão. “Nossos alunos vão poder ter aproximação às novas tecnologias para que possam aprender sempre mais. Poderão interagir com uma máquina super moderna, de 86 polegadas, o que vai despertar o interesse deles ainda mais para os conteúdos escolares”, afirma.
Em visitante ao prefeito, o vice-presidente da Samsung, Mr. Chris Hun Roh afirmou que a entrega dos equipamentos está prevista para novembro. Os professores, segundo a secretária municipal de Ensino, Giselle Faria, passarão por formação para utilizarem a utensílio na sala de lição. O intuito para a exploração correta e de maneira didática para o desenvolvimento do currículo escolar.
Equipamentos
As lousas digitais apresentam uma interface interativa que combina um quadro branco com um projetor equipado com tecnologia sensível ao toque. O quadro se transforma em uma grande tela de computador visível para toda a turma enquanto o projetor exibe a imagem do computador na superfície da lousa. O professor pode controlar o teor por meio de uma caneta do dedo, tornando a interação mais prática e dinâmica.
Esses equipamentos possibilitam o aproximação à internet e a orifício de diversos tipos de arquivos multimídias, porquê vídeos, textos e imagens, ampliando as possibilidades pedagógicas. Com isso, as aulas tornam-se mais atrativas e tecnológicas, aproximando o processo de ensino-aprendizagem da veras do dedo e social em que os estudantes estão inseridos.
Investimentos
A compra das lousas faz segmento de um grande investimento na Ensino realizado ao longo de 2025. A expectativa é que seja ultrapassado o percentual mínimo de 25%, que é exigido pela Constituição Federalista. Até agosto, já foram aplicados 20% dos recursos arrecadados, o que corresponde a R$ 805,6 milhões de um totalidade de R$ 4,015 bilhões. Os investimentos transitaram desde a geração de mais de 10 milénio novas vagas na Ensino Infantil, valorização dos profissionais da rede até a obtenção de novos aparelhos de ar-condicionado e distribuição de kits de uniformes e novos livros.
Fotos: Alex Malheiros/Reprodução/Internet
Secretaria Municipal de Ensino (SME) – Prefeitura de Goiânia
