Rapper Hungria

O rapper Hungria, de 34 anos, recebeu subida médica neste domingo (5), posteriormente ser internado na última quinta-feira (2) no hospital DF Star, em Brasília, com suspeita de intoxicação por metanol.

De concórdia com boletim médico, o artista apresentou “óptimo evolução clínica” e deve continuar os cuidados em morada.

Ainda não se sabe se Hungria foi, de indumento, intoxicado por metanol ao consumir bebidas adulteradas. O resultado dos exames colhidos no hospital deve ser divulgado nos próximos dias.

Mas o que é o metanol?

Raphael Garcia, professor no setor de Bioquímica, Farmacologia e Toxicologia da Universidade Federalista de São Paulo (Unifesp), explica que o metanol (CH₃OH) é um álcool com estrutura química parecida com a do etanol (CH₃CH₂OH), que é aquele utilizado nas bebidas alcoólicas. No entanto, o metanol não é seguro para consumo humano.

— O uso do metanol é restrito a aplicações industriais e laboratoriais, porquê solvente, combustível, matéria-prima para plásticos, tintas e outros produtos. Mas é extremamente tóxico para o corpo humano, mesmo em pequenas quantidades pode promover intoxicações graves e até fatais — explica.

Isso porque, enquanto o etanol é metabolizado em acetaldeído e depois em acetato, que são menos tóxicos e liberados para fora do corpo por meio da urina, o metanol é quebrado em em formaldeído e, depois, em ácido fórmico, que são subprodutos altamente nocivos para o organização.

— O sistema nervoso meão é um dos primeiros a ser afetado, causando sintomas porquê dor de cabeça, tontura, sonolência e confusão mental. Os tecidos mais gravemente afetados são o tendão óptico e a retina, por isso pode levar à perda irreversível da visão. Aliás, o acúmulo de ácido fórmico no sangue provoca uma acidose metabólica severa, comprometendo órgãos vitais porquê rins, coração e pulmões, podendo evoluir para falência múltipla de órgãos e morte se não houver tratamento rápido — diz Garcia.

De concórdia com a Secretaria de Saúde de São Paulo (SES-SP), os sintomas iniciais, de até 6 horas posteriormente a ingestão, são dor abdominal intensa, sonolência, falta de coordenação, tontura, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, taquicardia e pressão arterial baixa.

The post Rapper Hungria recebe subida hospitalar posteriormente suspeita de intoxicação por metanol appeared first on InfoMoney.