O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, esteve na manhã deste domingo (5/10) na Rossio Tamandaré para um evento de conscientização sobre o cancro de úbere, que faz secção da programação do Outubro Rosa. O mês temático tem uma vez que objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a influência da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de úbere e de pescoço do útero.

“Os números são alarmantes, vão ser 74 milénio casos no Brasil, é muita coisa e nós precisamos fazer a prevenção. E são eventos uma vez que esse, a cobertura que a mídia faz, tudo isso é muito importante para essa divulgação uma vez que um todo. E viva a exigência que nós temos de fazer a mamografia, isso é muito importante. O estado se prepara para isso, o município se prepara para isso, e não se pode perder essa oportunidade”, frisou o prefeito.

Realizado pela Prefeitura de Goiânia em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Goiás (SBM-GO), o evento disponibilizou, durante toda a manhã, de forma gratuita, atividades educativas e de orientação em saúde, incluindo aferição de pressão arterial, testes de glicemia e informações sobre exames clínicos de rastreamento do cancro de úbere. Os participantes também puderam relatar com palestra da sexóloga Dra. Joice Martins e apresentação músico do cantor Marcelo Barra. A programação começou às 7h da manhã, com um passeio ciclístico saindo da Rossio Tamandaré, passando pela Avenida T-7 e retornando ao ponto de partida.

Também é destaque da campanha o tradicional “túnel de guarda-chuvas rosa” sobre a Avenida Assis Chateaubriand, próximo à Rossio Tamandaré. A estrutura, formada por 2 milénio guarda-chuvas, ficará exposta durante todo o mês de outubro, uma vez que um marco visual da mobilização, chamando a atenção da população para a pretexto. Ao final do período, os guarda-chuvas serão doados à comunidade.

O presidente da SBM-GO, Alexandre Marchiori, ressaltou que o cancro de úbere ainda mata milhares de mulheres no Brasil e que a prevenção ainda é o melhor caminho. “A gente tem uma vez que prevenir, fazendo atividade física, tendo uma sustento saudável, dormindo muito, se mantendo magra, evitando hormônios desnecessariamente. A gente precisa falar que existem exames para diminuir o risco de desenredar tumores avançados. E o nosso propósito em colocar 2 milénio guarda-chuvas cá na Rossio da Tamandaré é trazer para a memória tudo isso, para toda a população”, explicou.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, lembra que o cancro de úbere tem tratamento e bom prognóstico desde que desvelado em fases iniciais, por isso a influência da campanha do Outubro Rosa. “São 30 dias dedicados a esse tema, a gente precisa invocar a atenção para essas causas. Gostaria de substanciar que esse mês também é de prevenção do cancro de pescoço do útero, e a gente tem uma baixa adesão. É um cancro que, entre o seu início e uma metástase, muitas vezes, a gente tem expectativa de até uma dezena. Esse ano, Goiânia não está nem perto de atingir as metas, apesar de termos kits de examinação. A gente conclama que as mulheres façam mamografia e façam o examinação de prevenção de pescoço uterino também durante esse mês”, convocou.

Pellizzer ainda conta que a rede de saúde pública tem capacidade de atender toda a demanda durante oriente mês de outubro. “Nós temos toda uma rede conveniada, capaz de atender a população no universal. A gente tem uma fileira pequena, e capacidade de atender todo mundo nesses próximos 30 dias. E nós temos nas UBS os kits para coleta de preventivo também”, mostrou.

Prevenção e trato

A pedagoga Michele Alves de Oliveira Cunha, de 44 anos, presente no evento do Outubro Rosa, teve um diagnóstico positivo de cancro de úbere triplo negativo oculto na sovaco do lado esquerdo, um dos mais letais que existem, há dois anos. “No momento que eu descobri, eu estava me preparando para uma cirurgia plástica. Logo, foi muito traumático, foi muito difícil mesmo. Você vê o mundo desabar em cima da sua cabeça. Mas com o base da família, dos amigos e com médicos muito bons, eu consegui a trato totalidade dessa doença”, disse.

Michele ainda deixou um recado de prevenção para todas as mulheres: “Que elas se amem, se cuidem, vão ao médico. Se você sentir alguma coisinha, acabou de ir ao médico, vá de novo. Uma vez que no meu caso, em menos de quatro meses, eu falo que foi um aviso de Deus. Às vezes, se eu deixasse para o outro ano, poderia ter sido tarde. Logo, a mensagem que eu deixo é, qualquer sinal, vá ao médico”.

Estiveram também no evento do Outubro Rosa na Rossio Tamandaré a vice-prefeita Coronel Cláudia, os secretários Francisco Lacerda (Infraestrutura), Sabrina Garcêz (Governo), Hudson Novaes (Regulação), o mentor de Gestão da Unimed Goiânia, Luciano Vitorino, dentre outras lideranças.

Fotos: Alex Malheiros

Legenda: Evento disponibilizou, de forma gratuita, atividades educativas e de orientação em saúde, incluindo aferição de pressão arterial, testes de glicemia e informações sobre exames clínicos de rastreamento do cancro de úbere

Secretaria Municipal de Informação (Secom) – Prefeitura de Goiânia