Na madrugada deste domingo (5), equipes da Vigilância Sanitária do Província Federalista realizaram auditorias em distribuidoras de bebidas de Sobradinho e Sobradinho II.

Quarenta e nove estabelecimentos foram fiscalizados, sete foram atuados e 508 litros de bebidas foram apreendidas.

De congraçamento com a diretora da Vigilância Sanitária, Márcia Olivé, a operação integrada com outros órgãos procura confirmar a segurança e a qualidade do resultado. “Analisando ingredientes, rótulos e conformidade com normas regulatórias e certificações. O objetivo é identificar irregularidades e prometer que o consumidor receba um resultado seguro e confiável”, explica.

Ações de vigilância do tipo são recorrentes no DF, mesmo antes dos primeiros casos de intoxicação por metanol serem registrados no Brasil. Somente em 2025, a SES-DF participou de 1.342 fiscalizações, que resultaram em 161 autuações e na mortificação de 896 litros de produtos clandestinos em todo o DF. As ações seguirão um cronograma intensificado nos próximos dias, alcançando diversas regiões administrativas, uma vez que Ceilândia, Vicente Pires, Sobradinho, São Sebastião, Planaltina e Santa Maria.

“A Vigilância Sanitária age de maneira preventiva, visando a segurança da população”, destaca o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Província Federalista (SES-DF)