
O prefeito Sandro Mabel empossou, nesta quarta-feira (10/9), os novos membros do Juízo Municipal de Turismo (Comtur), órgão consultivo e deliberativo que auxilia na formulação e implementação de políticas públicas voltadas ao setor. O colegiado reúne representantes do poder público e da iniciativa privada, incluindo hotéis, agências de viagens, promotores de eventos, organizadores de feiras e prestadores de serviços.
Durante o evento, Mabel destacou ações da gestão para fortalecer o turismo e preparar a cidade para receber, em março de 2026, a lanço do MotoGP, o maior campeonato de motovelocidade do mundo, que terá Goiânia uma vez que sede pelos próximos cinco anos. A expectativa é que a competição movimente mais de R$ 860 milhões na economia lugar e gere murado de quatro milénio empregos temporários.
“Temos bons conselheiros e conselheiras, e a nossa intenção é solidar Goiânia uma vez que um sorte turístico. Já somos referência em turismo de saúde e religioso, temos o turismo de negócios, mas queremos produzir novos atrativos. O projeto da Cidade da Música e do Museu da Música Sertaneja está caminhando. Goiânia é uma cidade satisfeito, com rede receptiva de qualidade, e precisamos cuidar disso”, disse Mabel.
O prefeito também citou medidas de revitalização no Núcleo da capital e investimentos na mobilidade, destacando a metronização no transporte coletivo. “Estamos cuidando da segurança, tratando dos mais vulneráveis, limpando a cidade, melhorando o trânsito, enfim colocando tudo em ordem. Vamos revitalizar o Núcleo, começando pelas fachadas. Já é perceptível que o movimento aumentou, por exemplo, na Rua 8. O Núcleo recebe novos empreendimentos e prédios, e vamos trabalhar para entregar a vida à região”, afirmou.

Consolidação
Em oração ao setor turístico, Mabel ressaltou a premência de responsabilidade nos preços durante grandes eventos. Ele defendeu que Goiânia tenha preços justos sempre, inclusive durante o MotoGP, porque os preços abusivos afastam visitantes. “Quero que o trade entenda que vamos ter muitos eventos, e o bom atendimento garante que o turista volte”, argumentou.
A presidente do Comtur, Nárcia Kelly, também enfatizou a preço da cooperação entre poder público e trade para solidar a capital uma vez que sorte turístico. “Estamos trabalhando juntos com as 27 entidades do parecer para que a infraestrutura de Goiânia seja reconhecida em todo o mundo. Sediar o MotoGP será um grande destaque e deixará uma imagem positiva da nossa cidade, que já é referência na boa mesa, tem o segundo maior polo de tendência do país e celebra os 100 anos do art déco, com 22 prédios tombados pelo Iphan”, disse.
Representante da Câmara Municipal no Comtur, o vereador Sanches da Federalista elogiou as intervenções realizadas pela Prefeitura. “A hospitalidade goianiense, a segurança pública e a infraestrutura são a trindade precípuo para que o turismo avance. Goiânia hoje tem a melhor segurança do país, o que garante mobilidade e tranquilidade tanto para moradores quanto para visitantes”, afirmou.
O vereador Tião Peixoto também destacou o alinhamento entre Legislativo e Executivo. “Com o suporte dos vereadores, o turismo em Goiânia vai voltar a crescer”, disse. Para a vice-prefeita coronel Cláudia, é fundamental que o turismo também seja reconhecido pelos próprios moradores. “Muitas vezes, o goianiense não conhece os potenciais da cidade. É preciso valorizar o nosso patrimônio histórico e cultural, para que o turismo seja vivido também por quem mora cá”, destacou.
Secretaria Municipal de Informação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
